Agenda de Dividendos

FILTROS

Os Dividendos são parte dos ganhos que uma empresa remunera os seus acionistas, por isso é importante pro investidor ficar atento a Agenda Dividendos 2024 da Bolsa.

Veja acima a Agenda de Dividendos 2024 com os próximos pagamentos das empresas brasileiras na Bolsa.

Desta forma, o investidor pode ficar antenado sobre as datas de pagamentos, conforme aprovadas pelos conselhos de administração das empresas ao qual é acionista.

Assim, os dividendos são pagos geralmente a acionistas que possuem ações ordinárias. Para isso, os acionistas precisam possuir as ações antes da data ex-dividendo ou "data com" e ficar atentos a Agenda de Dividendos de cada empresa. Os dividendos são normalmente pagos em dinheiro na conta da sua corretora ou Banco.

O que são dividendos?

O investidor pode usufruir de duas formas de renda passiva no mercado financeiro: valorização dos ativos e por meio do recebimento de dividendos. Toda empresa, obrigatoriamente, deve dividir parte de seu lucro aos seus acionistas, e isso é feito através dos dividendos.

Os dividendos são pagos por empresas de capital aberto no mercado de ações, por meio dos Fundos Imobiliários (FIIs) ou fundos ETF, para cada categoria, existe uma forma de pagamento.

Seja como for, vale lembrar ser um direito do investidor, ainda que o papel do ativo não esteja valorizando e até mesmo, se o estiver negativo. São questões tratadas em separado, ou seja, a rentabilidade de um ativo pela valorização de seu preço difere do recebimento de dividendos.

Carteira Focada em Dividendos

Acerca do pagamento de dividendos, estamos falando aqui sobre critérios financeiros e fiscais, contabilizados pela companhia, ao que refere aos lucros então apresentados.

Muitos investidores possuem uma carteira de investimentos focada no recebimento dos dividendos, sobremaneira àqueles com perfil de investidor do tipo conservador. Estas carteiras são voltadas para os aplicações ao longo prazo. Nesse sentido, a análise de compra de ações e Carteira focada em FIIs, nesta estratégia, visa recebimento de renda passiva - por dividendos -, não necessariamente com foco na valorização do papel propriamente dito. A valorização da ação será somente um plus para este investidor que, em sua maioria, possuem perfil classificado como conservador.

Simplificadamente, os dividendos caracterizam-se por serem parte dos lucros das empresas de capital aberto ou fundos imobiliários, que disponibilizam seus lucros para seus acionistas ou cotistas, respectivamente.

agenda dividendos 2022

Carteira previdenciária

Até mesmo grandes investidores, indicam esta categoria de carteira, dentre outros investimentos. A carteira de dividendos, então chamada carteira previdenciária, é utilizada para aqueles investidores, sobremaneira os com perfil conservado, visando usufruir dos dividendos em sua aposentadoria.

Àqueles que objetivam manter o padrão de vida na velhice, sem preocupação com as contas do final do mês, a carteira previdenciária certamente é uma ótima opção. Ainda mais diante com o atual Sistema de Previdência Social, em que se demora anos para, enfim, conseguir se aposentar.

Com uma carteira de investimentos focada em aposentadoria, a depender do aporte, o investidor poderá aposentar-se mais cedo que do sistema previdenciário do governo federal.

Além disso, especialistas em investimentos afirma que a melhor opção para se aposentar é investir no mercado de ações. Para tanto, se deve investir em empresas sólidas e boas pagadoras de dividendos.

A companhia é obrigada a pagar dividendos?

Conforme a Lei das Sociedades Anônimas (Lei n° 6.404/1976), em caso de omissão no seu estatuto social quanto ao valor, deverá distribuir seus lucros a cada exercício fiscal, na proporção mínima de 25% de sobre os seus lucros líquidos. Sendo este valor dividido, por igual, a todos os acionistas ou cotistas. Em síntese, o chamando lucro líquido é o resultado dos lucros após os descontos tributários, a serem pagos pela companhia, de Imposto de Renda (IR) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido).

Ainda, a depender da empresa, também poderá distribuir seus lucros através de JCP, a depender de seu estatuto social.

Ou seja, ao menos uma vez por ano, logo após a apresentação dos resultados pelos demonstrações financeiras obrigatórias, diante de seus lucros, a companhia deverá os distribuir proporcionalmente aos seus acionistas. Sendo isso feito por meio de dividendos e/ou Juros sobre Capital Próprio (JCP). Proventos estes que logo abaixo você entenderá as diferenças. De antemão, saiba que ambos são maneiras de distribuição dos lucros da companhia.

agenda dividendos 2024
Agenda dividendos 2024

Como funcionam os pagamentos dos dividendos?

De antemão, ações e FIIs estão na categoria de renda variável. Isso significa não haver uma rentabilidade fixa, como o próprio nome já diz, é um mercado com preços variáveis em seus papéis. Estes ativos oscilarão conforme a movimentação do mercado financeiro, que, principalmente, reflete como está a economia, mundial e nacional.

Seja como for, sem dúvidas o foco das empresas é realizar lucros, pois somente assim se manterá ativo no mercado. Ao passo que uma empresa abre seu capital na bolsa de valores, tem como principal objetivo angariar custos para expansão do negócio, para seu fluxo de caixa, ou até mesmo para pagar suas dívidas e progredir.

Em contrapartida, ao receber o capital dos investidores, ocorrerá o que se chama ganha-ganha. Ou seja, como contraprestação, deverá remunerar seus acionistas com proventos (dividendos e/ou JCP) e com a valorização dos preços das suas ações.

Similarmente ocorre com os dividendos dos FIIs, onde há distribuição dos dividendos para os cotistas do fundo. Abaixo entenderá as particularidades quanto aos proventos advindos de FIIs e de ações.

agenda dividendos 2022
Agenda dividendos 2024

Tributação dos dividendos

Isenção de imposto de renda

Portanto, os dividendos também são preferidos pelos acionistas porque são tratados como receita isenta de impostos no Brasil. Da mesma forma, investidores em busca de ganhos no curto prazo podem focar em comprar ações com a estratégia de receber os dividendos. É importante ficar de olho sempre na Agenda Dividendos 2024.

Ao mesmo tempo, uma redução no valor dos dividendos ou uma decisão de não fazer qualquer pagamento de dividendos pode não se traduzir necessariamente em más notícias sobre uma empresa.

Por exemplo, a empresa pode querer reinvestir o dinheiro que seria distribuído para acionistas no próprio negócio, gerando ainda mais valor ao acionista, no longo prazo. E possivelmente, no futuro pagar dividendos.

Entendendo a Agenda de Dividendos

agenda dividendos 2022
Agenda dividendos 2024

Os dividendos devem ser aprovados pelos acionistas através do seu direito de voto. Embora os dividendos em dinheiro sejam os mais comuns, eles também podem ser emitidos como ações ou outras propriedades.

Além disso, junto com as empresas, os fundos negociados em bolsa (ETF) também pagam dividendos.Assim sendo, é importante ficar atento a Agenda Dividendos 2024.

Dividendos são recompensas simbólicas pagas aos acionistas por seu investimento no patrimônio de uma empresa, e geralmente se origina do lucro líquido da empresa.

Além disso, a maior parte dos lucros é mantida dentro da empresa como lucros retidos - que representam o dinheiro a ser usado para as atividades de negócios em curso e futuras da empresa. Sendo assim, o restante pode ser alocado aos acionistas como dividendo.

Ademais, as empresas ainda podem fazer pagamentos de dividendos mesmo quando os lucros não são adequados. Eles podem fazê-lo para manter seu histórico estabelecido de pagamentos regulares de dividendos como forma de remunerar o acionista. Por isso, é importante estar atento a Agenda Dividendos 2024.

Dividendos vs JCP

Em suma, ao comprar um ativo o investidor passa a ter uma fração do ativo. Por outro lado, a empresa ou gestor do fundo, deve remunerar os investidos, em razão do capital que aportou. Entretanto, enfatiza-se que os dividendos somente devem ser pagos se a empresas obtiverem lucros. Do contrário, não há que se falar em pagamentos de dividendos.

Reitera-se o lembrete de que ações, Fundos Imobiliários e ETFs são ativos de renda variável, ou seja, não há rentabilidade prefixada. Assim, não é possível prever, com assertividade, se irá ter prejuízo ou lucro.

Dito isso, importante aprender a diferença entre dividendos e JCP. Ambos são proventos que os acionistas recebem quando as empresas terem seus lucros. Mas, afinal, quais são as diferenças entre eles?

agenda dividendos 2022
Agenda dividendos 2024

Diferença na Tributação entre Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP)

Em síntese, para o acionista, a diferença evidente está acerca na tributação. Os dividendos são isentos do pagamento de imposto de renda, por outro lado, nos JCP há retenção, direto da fonte, de 15% de IR. Vale frisar que o investidor não precisa se preocupar com o pagamento de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), logo que este é descontado diretamente da fonte pagadora. Em outras palavras, o IR é descontado antes que o valor dos proventos seja repassado aos investidores.

Do ponto de vista do investidor, isso pode parecer ruim, mas saiba que existem benefícios. Ao aspecto contábil, a distribuição dos JCP traz redução dos impostos da empresa, tratando-se de um benefício fiscal do governo para incentivar os investidores. Consequentemente, repercute em seus lucros. Que, então, são distribuídos aos acionistas através do, como a próprio já diz, Juros sobre Capital Próprio.

Neste ínterim, para efeitos contáveis e financeiros, os JCP são classificados para as empresas como despesas financeiras. Em resultado, os JCP funcionam como se fosse empréstimo, em que são descontados do lucro tributável da empresa e, então, repassado, proporcionalmente, o remanescente dos lucros aos acionistas.

agenda dividendos 2022

JCP; investidor paga IR | Proventos diminuem?

Essa é uma pergunta comum, pois muitos correlacionam a isenção de IR aos valores de seus proventos. Claro que tudo depende da estratégia de investimentos de cada um. Entretanto, vale esclarecer este ponto importante: ainda que no caso dos JCP o investidor pague IR, no montante de 15%. Este valor tributado é menor que o IR é descontado antes do dividendo pago pela empresa aos seus acionistas ou cotistas, que é em torno de R$ 25% (confira a imagem para facilitar a visualização).

Portanto, embora ocorra a retenção de 15% de IR dos acionistas, a depender da estratégia de investimentos, bem como sobre a estrutura dos negócios empresariais, os pagamentos de JCP podem ser atrativos. Ocorre que, em razão da diminuição de tributação, a empresa poderá economizar, refletindo diretamente em seus lucros. Além disso, como as empresas possuem este benefício fiscal, os JCP podem ser distribuídos de maneira mais frequente aos seus acionistas.

Para simplificar o entendimento, os dividendos cairão em sua corretora após todos os impostos serem pagos pela companhia, dessa forma, você estará isento de pagamento de IR. Entretanto, no caso dos JCP, está em uma fase anterior, onde os impostos ainda não pagos, assim, o percentual a alíquota de 15% de IR deve ser paga pelo investidor. De maneira bem simplificada, veja como funciona:

agenda dividendos 2022
Agenda dividendos 2024

Contudo, teoricamente é mais vantajoso para ambas as partes, investidor e empresa, a diminuição da tributação, como acontece com os JCP. Ou seja, melhor seria se os JCP fossem pagos na totalidade dos lucros da empresa. Porém, isso não é permitido, pois toda empresa somente pode pagar JCP até o limite da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) sobre seu capital social. Este capital social nada mais é que uma fatia do parcela do patrimônio líquido da empresa.

Por fim, não se pode esquecer a categoria de empresa também influencia na estratégia de escolha entre os pagamentos de proventos, por dividendos ou JCP. Como, por exemplo, no segmento de construção civil, muitas vezes, acaba sendo mais vantajoso o pagamento de proventos na forma de dividendos. Tendo em vista que, para as construturas em geral, a tributação de IR é baixa, cerca de 4%.

Então, continuando no exemplo acima, se uma construtura escolher pagamento de proventos por meio de JCP, não seria nada vantajoso. Pois, a tributação de 15% de IR feita pelo acionista, no ato do recebimento, não é benéfico nem para os sócios da empresa.

Por fim, vale dizer, também, que os JCP são uma maneira de distribuição de dividendos que é muito utilizada no Brasil. Aliás, os JCP é uma criação brasileira, representando um importante benefício fiscal aos acionistas, até mesmo em razão da alta carga tributária existente no país. Em suma, os JCP nada mais são que uma forma de incentivo para os investimentos em empresas brasileiras.

Por que as empresas pagam dividendos?

As empresas pagam dividendos por vários motivos. Esses motivos podem ter implicações e interpretações diferentes para os investidores.

Os dividendos podem ser esperados pelos acionistas como uma recompensa pela confiança depositada na empresa. A administração da empresa pode ter como objetivo honrar esse sentimento, apresentando um histórico robusto de pagamentos de dividendos. Os pagamentos de dividendos na Agenda Dividendos 2021 positivamente em uma empresa e ajudam a manter a confiança dos investidores.

Quais indicadores analisar?

agenda dividendos 2022
Agenda dividendos 2024

Para se comprar uma ação ou qualquer outro ativo, necessário estudar todo histórico da empresa, sobremaneira quais foram os seus resultados. Para tanto, analisar seus indicadores financeiros é o primeiro passo a seguir. Tendo em vista que eles refletem muito sobre a saúde financeira da empresa.

De antemão, saiba que os indicadores financeiros são fórmulas que ajuda na análise fundamentalista de um ativo.

Esclarecido este ponto, agora, vamos nos ater aos indicadores a serem analisados acerca da solidez da empresa, ao que se refere aos pagamentos de dividendos. Sendo eles:

Payout

Payout significa o Percentual do Lucro Líquido ao qual se destina aos acionistas da companhia, tanto na forma de dividendos quanto na de JCP.

Então, a empresa poderá escolher quanto distribuirá em dividendos, então, essa parcela que será distribuída em percentual, se refere ao Payout.

Em geral, as empresas possuem um percentual mínimo para dividir seus lucros, ao qual estará, em geral, descrito no Estatuto Social Sociedade Anônima. Vale dizer que quando este estatuto é omisso acerca do percentual desta distribuição, a legislação brasileira diz qual o mínimo obrigatório para este caso. Então, em caso de omissão, deverá distribuir 25% do seu lucro líquido do exercício fiscal.

Em outras palavras, a empresa até pode pagar menos do que 25% do seu lucro líquido aos seus acionistas, desde que isso esteja devidamente expresso no documento de constituição da sociedade anônima, o seu Estatuto Social. Entretanto, ao que se vê na prática, aqui no Brasil geralmente as empresas pagam em torno desses 25%.

Portanto, o Payout é muito importante, pois ele é que vai definir o Dividend Yield (DY) - que entenderá logo a seguir.

Dividend Yield

Sobretudo, o DY é um percentual que corresponderá ao Dividendo Pago por Ação (DPA), e, então, dividido pelo seu preço do ativo.

Em outras palavras, Dividend Yield é o quanto uma empresa paga de dividendo por ação, em relação ao preço do ativo. Assim, através deste indicador, o investidor poderá projetar quanto poderá ganhar de dividendos ao investir na ação.

Então, visualize dessa forma:

agenda dividendos 2022

Dívida líquida - Ebitda

Em síntese, o Ebitda, da sigla em inglês "Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization", traduzido para o português é m português, é conhecido por Lajida, que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”.

Portanto, todos esses indicadores são simples para calcular, mas o que importa para o investidor é como eles são relacionados. Inclusive, quais serão as decisões que a empresa tomará em resposta aos indicadores. Depende muito de como a empresa escolhe distribuir seus lucros, tanto para expansão dos negócios quanto ao percentual que distribuirá de dividendos.

Por exemplo, as empresas que já estão estabelecidas no mercado possivelmente distribuirão mais dividendos. Ao contrário, aquelas que ainda estão em fase de expansão, podem optar por injetar seus lucros para o crescimento da empresa.

Acerca de uma empresa consolidada no mercado, vamos exemplificar com a Engie, que, conforme histórico abaixo, conseguiu distribuir bons dividendos. E ainda assim crescer muito nos negócios.

agenda dividendos 2022
Fonte: site Relação com Investidores Engie Brasil

Então, para que posso analisar de maneira segura quais as ações que pretende comprar, importante verificar diversos indicadores. Ou seja, deve investigar todo o contexto financeiro da empresa antes de tomar a decisão de compra.

Neste ínterim, o investidor deve ser minucioso, principalmente quando o Payout estiver muito alto. À princípio isso pode parecer uma aplicação vantajosa. Porém, pode tratar-se de uma estratégia para atrair investidores, tendo em vista o endividamento da empresa.

Em outras palavras, as empresas com este tipo de procedimento, para o pagamento desses dividendos, poderão fazer mais dívidas. Então, além de toda análise dos indicadores, o investidor também deve analisar o histórico de endividamento da companhia, se ela é muito pagadora de dividendos. E, assim, verificar se ela não está se endividando somente para remunerar os acionistas e angariar mais capital. Deixando, assim, de buscar oportunidades para expansão do negócio.

Acrescentando, para exemplificarmos agora acerca dos dividendos de fundos imobiliários (que devem ser pagos mensalmente), veja aqui o ranking das empresas pagadoras dos últimos 12 meses:

agenda dividendos 2022
Fonte: FundsExplorer

Fique atualizado ao cenário da economia

Juntamente com a análise dos indicadores financeiros, também deve ser visto o cenário econômico como um todo. Ainda mais em momentos de grandes crises, como o que estamos vivendo nos últimos dois anos.

Sobremaneira ao que se refere aos dividendos, pois, lembre-se que quando ocorrer fortes tendências de quedas no preço de ações não há uma relação direta com os proventos pagos. Tendo em vista que os dividendos eram calculados sobre os últimos 12 meses. Sendo assim, durante este período pode acontecer de as empresas terem lucros excelentes, com DY bom. Porém, o que a empresa vai ter de dividendos, ao comprar uma ação, será relacionado aos 12 meses futuros. Em resultado, diante de crises na economia, os dividendos serão futuramente impactados.

Daí está a importância de estar antenado a situação da economia no geral e como estão os resultados das empresas as quais pretende investir. Pois o DY, como dito, está mostrando os dados dos últimos 12 meses, como uma perspectiva de que isso se repita nos próximos 12 meses. Agora, para escolher pela compra, você terá que ser capaz de analisar todo o contexto para projetar se a empresa poderá ou não manter seus percentuais passados de pagamentos de dividendos. Nas não se esqueça: os retornos passados não significam, necessariamente, garantia de retornos futuros.

Estratégia de reinvestir os dividendos

Especialistas no mercado financeiro recomendam a estratégia de sempre reinvestir o capital recebido através dos dividendos. Dessa maneira, o investidor irá, gradativamente, aumentando seu patrimônio com estes aportes realizados. Em resultado, ao longo dos anos, se tornará uma ótima fonte de renda passiva.

A mágica dos Juros Compostos

Ao longo prazo, os juros compostos costumam ser uma ótima ferramenta para crescimento de seu patrimônio. Basicamente, funciona como um multiplicador patrimonial, pois se referem aos juros a acumular sobre o valor do capital investido inicialmente e também sobre os juros que até então já foram acumulados.

Veja esta tabela abaixo que entenderá como seu dinheiro se multiplica com o poder dos juros compostos:

PeríodoValor InicialJuros (10%)Valor Final
Período 1R$ 2.000,00R$ 200,00R$ 2.200,00
Período 2R$ 2.200,00R$ 220,00R$ 2.420,00
Período 3R$ 2.420,00R$ 242,00R$ 2.662,00

Sobretudo se você busca uma carteira de dividendos do tipo previdenciária, com certeza você atingirá seu objeto mais rapidamente utilizando-se dos benefícios dos juros compostos.

agenda dividendos 2022

Quando as empresas pagam seus dividendos?

Antes de tudo, saiba que as empresas não dividendos mensalmente, não existindo uma regra específica quanto à periodicidade - deve ser anual, mas nada impede o pagamento parcelado. Desse modo, pode ser por trimestre, semestre ou até por ano

Dessa forma, antes de comprar uma ação, importante entrar no site da própria empresa, na parte de Relacionamento com Investidor (RI), e acompanhar todas as informações dos ativos. Como, por exemplo, quais são as datas de pagamentos dos dividendos.

O que é data-com?

Em suma, a data-com é a data em que você deve estar com os ativos em carteira para que, então, você tenha direitos sobre os proventos da empresa.

Então, é o dia limite que você deve ter o papel, até o final do pregão de mercado, para que você, assim, tenha direitos à distribuição de dividendos, JCP, bonificações ou subscrições, por exemplo.

O que é data-ex?

Continuando, a data-ex nada mais é que o dia subsequente à data-com. Então, se você é iniciante no mundo dos investimentos, pode pensar que seria uma boa estratégia comprar uma ação quando estiver próximo da data de pagamento dos seus proventos. Porém, na prática, esta tática pode ser inviável, em razão do dia conhecido como data-ex.

Em síntese, no dia data-ex a ação tem no seu preço, logo na abertura do mercado de ações, um desconto proporcional ao valor dos proventos anunciados pela companhia. Isso quer dizer que se no dia anterior da data-ex o preço de uma ação terá o desconto proporcional ao valor anunciado.

Como, por exemplo: no dia anterior a data-ex o valor da ação estava sendo cotado a R$ 20 reais por ação. E a empresa anuncia o pagamento de R$ 0,20 de dividendos por ação. Nesse caso, na data-ex, a ação abrirá no valor de em torno de R$ 19,80.

Ou seja, esse desconto acontece porque o valor de R$ 0,20, naquele dia, está saindo do caixa da empresa. E, assim, deve ser descontado. Consequentemente, a companhia passa a valer menos, após a diminuição do seu capital.

Então, a data-ex é a data limite para quem possuir aquela determinada ação ter, de fato, direito na participação da distribuição dos dividendos.